EUA: Médico cria clínica móvel e aplica vacina em pessoas em situação de rua

Idealizador do projeto diz que são aplicadas a vacina da Janssen, de dose única, já que poderia ser difícil reencontrar as pessoas

Da CNN
04 de abril de 2021 às 16:23 | Atualizado 04 de abril de 2021 às 16:24

Um médico da Califórnia, nos Estados Unidos, criou uma clínica móvel para levar a vacina contra Covid-19 à população em situação de rua. Sem condições sanitárias e com pouca aderência ao uso de máscara, o acampamento de Oakland foi um dos destinos do projeto.

O idealizador é Jason Reinking, um médico especializado no tratamento de pessoas em situação de rua e, também, criador da organização Lifelong Street Medicine.

"Nós vimos a Covid-19 se infiltrar nestas populações que são tão marginalizadas na sociedade", afirmou Reinking. "Nós invertemos os protocolos. Levamos o atendimento diretamente às pessoas ao invés de esperar que elas procurem atendimento", disse.

A vacina da Janssen, imunizante de dose única, é a única que está sendo adotada pela clínica itinerante. "Encontrar as pessoas pela segunda vez pode ser bastante complicado, por isso, tomar a segunda dose na hora certa poderia ser bastante difícil", afirmou.

Desde o dia 15 de março de 2021, a Califórnia incluiu as pessoas em situação de rua no plano de imunização. Pelo menos 31 estados norte-americanos, além da capital Washignton DC, estão vacinando a população de rua ou já abriram para todos os adultos.

(Publicado por Thâmara Kaoru)