Governo escolhe enfermeira para secretaria especial de combate à Covid-19

Francieli Fantinato atuou como coordenadora do Programa Nacional de Imunizações da Saúde; criação de secretaria foi anunciada por Marcelo Queiroga

Caio Junqueira
Por Caio Junqueira, CNN  
06 de abril de 2021 às 10:57 | Atualizado 06 de abril de 2021 às 11:08
Francieli Fantinato foi escolhida para a secretaria especial de combate à Covid-
Francieli Fantinato foi escolhida para a secretaria especial de combate à Covid-19
Foto: Cleia Viana/Agência Câmara

A enfermeira Francieli Fantinato foi escolhida nesta terça-feira (6) pelo governo federal para assumir a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde.

A nomeação oficial aguarda a criação da secretaria por meio de uma medida provisória que deverá ser assinada nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro.

A secretaria foi uma promessa do atual ministro da saúde Marcelo Queiroga e deve atuar exclusivamente em ações de combate ao coronavírus no Brasil.

Ainda em 2019, Francieli esteve à frente da coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Na época, ela substituiu Carla Magda Domingues, que havia se aposentado.

Francieli é enfermeira pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Paraná, e epidemiologista pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia aplicada aos serviços do SUS (EpiSUS).