Fila por leito de Covid no RJ cai pela metade em 1 semana e é a menor em 25 dias

Mais de 87% dos pacientes que estão na fila precisam de um leito de UTI

Por Mylena Guedes, da CNN, no Rio*
13 de abril de 2021 às 21:53 | Atualizado 14 de abril de 2021 às 01:00

O estado do Rio de Janeiro registrou nesta terça-feira (13) a menor fila de espera por um leito de Covid-19 dos últimos 25 dias, de acordo com dados disponíveis no Painel Coronavírus, do governo. No momento, 399 pessoas aguardam por uma vaga em hospital, sendo que 350 delas precisam de um leito de UTI. 

Dessa forma, mais de 87% dos pacientes da fila esperam por uma vaga de terapia intensiva, uma vez que necessitam de maior acompanhamento ou ventilação mecânica para ajudar o pulmão a funcionar. 

Há uma semana, no dia 6 de abril, 859 pacientes com suspeita ou confirmação do vírus estavam aguardando por uma vaga. Comparando com os dados desta terça-feira, portanto, a fila caiu para mais da metade. 

Ainda de acordo com o Painel, a taxa de ocupação para leitos de UTI está em 88,8% no estado, enquanto os leitos de enfermaria têm 73,4% de ocupação. Já na capital, a taxa é ainda maior. Dos leitos de UTI para a doença, 97% estão ocupados. 

Leito de UTI no Rio de Janeiro para tratamento de pacientes com Covid-19
Leito de UTI no Rio de Janeiro para tratamento de pacientes com Covid-19
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

 

Na cidade do Rio, 1.466 pacientes estão internados e 78 estão na fila de espera. O último Boletim Epidemiológico do município, divulgado na sexta-feira (9), aponta que 6 das 33 regiões administrativas apresentam risco muito alto para Covid-19. Na semana anterior, era apenas em uma região.     

*Sob supervisão de Robson Santos