Máscara dupla pode não ser eficaz se uso for incorreto

Um estudo apontou que, se usadas de maneira equivocada, as máscaras duplas podem não oferecer um incremento na proteção. Saiba com colocá-las corretamente

Sandee LaMotte, da CNN
20 de abril de 2021 às 10:34
Usar duas máscaras pouco ajustadas não oferece a mesma proteção do que  apenas u
Usar duas máscaras pouco ajustadas não oferece a mesma proteção do que apenas uma máscara bem colocada
Foto: Iryna Veklich/ Getty Images

Verifique o ajuste da máscara dupla se quiser se proteger melhor contra o novo coronavírus, diz um novo estudo. Isso porque a proteção extra em caso de duas máscaras acontece não tanto por conta da adição de camadas de tecido, mas sim pela eliminação de lacunas ou áreas mal ajustadas, de acordo com Emily Sickbert-Bennett, professora associada de doenças infecciosas na Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte. O estudo, do qual Bennett é autora principal, foi publicado na sexta-feira (16) na revista especializada JAMA Internal Medicine.

"Descobrimos que usar duas máscaras pouco ajustadas não lhe dará o mesmo benefício de filtragem que apenas uma máscara bem colocada", disse Sickbert-Bennett. “O melhor tipo de máscara dupla é quando você e a pessoa com quem está interagindo estão usando corretamente uma máscara bem ajustada”, disse ela.

Como colocar a máscara dupla

Normalmente, a mácara dupla envolve a colocação de uma máscara cirúrgica ou descartável por baixo de uma máscara de pano.

As máscaras cirúrgicas são feitas de três camadas de material plástico. A camada superior colorida do tecido é feita de polipropileno, um polímero de resina que é entrelaçado em uma estrutura semelhante a uma teia. As máscaras cirúrgicas são feitas com arames nasais que podem ser usados para ajustar melhor a máscara ao rosto e evitar que os óculos embacem.

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), você pode fazer com que uma máscara descartável se ajuste melhor, dando um nó nas alças onde se juntam à borda da máscara e, em seguida, dobrando e colocando o material sobressalente sob as bordas. Os CDC têm um vídeo para mostrar exatamente como fazer.

Na hora de escolher a máscara de tecido, prefira as que têm duas ou três camadas com uma trama justa, segundo recomendam os especialistas. Faça um teste de luz para verificar se a trama da máscara é suficiente. Se você puder ver facilmente o contorno das fibras individuais ao segurar a máscara contra a luz, provavelmente ela não será eficaz.

Uma nota importante: não coloque duas máscaras do tipo N95 uma sobre a outra. Elas não são "projetadas para ficarem apertadas, e usar mais de uma não melhora o ajuste", diz o órgão americano.

Verifique o ajuste

Veja como verificar se sua máscara está ajustando corretamente, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Coloque as mãos em concha no rosto ao redor das bordas externas da máscara. Inspire e expire, verificando se não há fluxo de ar na área próxima aos olhos ou nas laterais. Se a máscara tiver um bom ajuste, você sentirá o ar quente passando pela frente da máscara e poderá ver o material da máscara se mover para dentro e para fora a cada respiração.

Lembre-se de que nada disso funciona se você puxar a máscara para baixo para descobrir o nariz. Fique totalmente mascarado, o tempo todo. Os CDC sugerem que os homens raspem ou aparem a barba. “Máscaras projetadas para pessoas com barbas estão sendo avaliadas, e as informações serão fornecidas quando estiverem disponíveis”, disse o órgão.

Se você estiver tendo problemas, a sugestão é considerar usar um ajustador para evitar que o ar vaze ao redor das bordas da máscara. Ajustador é um pequeno dispositivo semelhante a uma moldura, geralmente feito de plástico sólido ou elástico. É colocado sobre uma máscara e preso ao rosto com fitas para a cabeça ou presilhas para as orelhas. Esses dispositivos são reutilizáveis, portanto, você precisará limpá-los bem após cada uso.

Se usados corretamente, os filtros de máscara podem aumentar a proteção "para aerossóis na faixa de tamanho considerada a mais importante para a transmissão do SARS-CoV-2", o vírus que causa a Covid-19, disse os CDC.

Certifique-se de limpar e descartar suas máscaras de maneira adequada também. As máscaras cirúrgicas são de uso único. Se estiverem sujas, devem ser descartadas e substituídas com cuidado, disse a Food and Drug Administration dos EUA.

Os CDC recomendam ainda armazenar todas as máscaras de tecido sujas em sacos plásticos lacrados até que você possa lavá-las. "Lave as máscaras úmidas ou sujas o mais rapidamente possível para evitar que fiquem mofadas. As máscaras úmidas podem dificultar a respiração e são menos eficazes do que as máscaras secas", diz o órgão.

Seque sua máscara completamente em uma secadora morna ou quente ou pendurando-a "sob a luz direta do sol para secar completamente. Se você não puder pendurá-la sob a luz direta do sol, pendure-a ou coloque-a esticada e deixe-a secar completamente."

(Texto traduzido. Leia o o original, em inglês)