Correspondente Médico: Pets são aliados na recuperação de pacientes

Fernando Gomes explicou os benefícios da visita da jabuti Nina a uma idosa internada em hospital de SP

Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo
23 de abril de 2021 às 10:35

Na edição desta sexta-feira (23) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes contou a história da jabuti Nina para explicar a importância do carinho dos animais para a recuperação clínica.

Maria, uma idosa de 62 anos, estava internada há mais de 60 dias em uma UTI na cidade de Cubatão, em São Paulo, se recuperando de três infartos. Com saudades de Nina, sua jabuti de estimação, a mulher mobilizou a equipe médica para que o encontro fosse realizado em uma área externa do hospital. Quatro dias após ver o pet, dona Maria deixou o leito de terapia intensiva.

"É impressionante a formação de vínculo dos pets com seus donos, isso acaba sendo incrível e é muito explorado em tratamentos de adultos e crianças", disse Gomes. "Temos uma região do cérebro que se chama sistema límbico, que é a parte emocional, e sempre que trocamos afetos e carinhos o 'circuito do prazer' é acionado, com liberação de dopamina e sensação de bem-estar que toma conta da pessoa", explicou.

"Sabemos que isso ajuda no processo de tratamento e de cura. Por isso é importante reconhecer os pequenos prazeres da vida, que acaba sendo fundamental."

Jabuti Nina foi visitar sua dona internada por Covid-19 em hospital de São Paulo
Jabuti Nina foi visitar sua dona internada por Covid-19 em hospital de São Paulo
Foto: Reprodução/CNN Brasil (23.abr.2021)