Correspondente Médico: Ovo é rico em proteínas e vitaminas essenciais

Neurocirurgião Fernando Gomes explicou se é possível substituir a carne vermelha pelo consumo de ovos, que teve aumento expressivo entre brasileiros em 2020

Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo
04 de maio de 2021 às 09:35

Na edição desta terça-feira (4) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou os benefícios do consumo de ovos. Por causa do alto preço da carne vermelha, muitas pessoas estão substituindo o alimento pelo ovo. Um levantamento mostra que cada brasileiro comeu uma média de 251 ovos em 2020, número acima da média global, que foi de 230 unidades por ano.

O médico comparou a quantidade de proteínas existentes no ovo e na carne vermelha: um bife de 100g tem 23g de proteínas; já 100g de ovos (cerca de 3 unidades), tem 13g de proteínas.

"Temos uma quantidade de albumina muito grande dentro do ovo e essa é uma proteína fundamental para a construção de massa muscular. O ovo é um alimento extremamente rico, que traz outros nutrientes importantes", explicou Gomes. "Entre eles, a gordura que faz parte da necessidade do corpo (colesterol), vitaminas do complexo B, que fazem parte de um neurotransmissor que se relaciona com a memória."

"O ovo tem nutrientes que são importantes, ele realmente é importante para o metabolismo do corpo. Houve sim um momento histórico em que o ovo acabou sendo vilão e, hoje, a medicina reconhece ele como grande aliado da saúde. Por isso, se pode ter no prato, não dispense", aconselhou Gomes.

quadro Correspondente Médico
No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes falou dos benefícios no consumo de ovos
Foto: CNN Brasil (4.mai.2021)