São Paulo permite que todos a partir de 18 anos se cadastrem para xepa da vacina

Inscrição deverá ser feita na unidade de saúde próxima ao local de residência, estudo ou trabalho, com comprovação de endereço

Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo
17 de junho de 2021 às 18:22 | Atualizado 18 de junho de 2021 às 11:28

 

A cidade de São Paulo definiu que a partir desta sexta-feira (18) todas as pessoas com 18 anos ou mais, mesmo sem comorbidades, poderão se inscrever nas unidades básicas de saúde para receber as doses remanescentes de vacinas contra a Covid-19, a chamada "xepa da vacina".

A orientação está no instrutivo de nº 27, publicado pela Secretaria Municipal da Saúde. A aplicação das doses remanescentes será feita através de listas de espera, a serem organizadas por cada unidade de saúde. Podem se inscrever aqueles que morem, estudem ou trabalhem na região da unidade, mediante comprovação de endereço.

No instrutivo, a Prefeitura orienta que a aplicação das doses deva ser feita próximo ao fim do expediente da unidade de saúde e reforça que a prioridade é evitar o desperdício de qualquer dose. 

"Em caso de dificuldade para destinação dessas doses remanescentes, entrar em contato imediato com a Supervisão Técnica de Saúde. Importante: Nenhuma unidade de saúde tem autorização para desprezar doses remanescentes, se houver indicio estará sujeito às medidas administrativas cabíveis. NÃO DESPREZAR NENHUMA DOSE VIÁVEL DE VACINA", escreve o comunicado.

 

LOCAIS DE VACINAÇÃO:

UBS: De segunda a sexta, das 7h às 19h
AMA/UBS Integrada: De segunda à sábado e feriados das 7h às 19h
Mega Drive e Farmácia: Das 8h às 17h (conforme necessidade da campanha)
Mega Posto: De segunda a sexta, das 8h às 17h
SAE – Serviço de Atenção Especializada: De segunda a sexta, das 8h às 17h

Vacinação de voluntários começou na manhã deste domingo (13)
Foto: Prefeitura de Viana/divulgação