Um milhão por dia: Brasil tem 99 dias para vacinar 99 milhões de adultos

País precisa vacinar um milhão de pessoas por dia para que todos os adultos estejam vacinados até setembro

Da CNN, em São Paulo
22 de junho de 2021 às 23:58 | Atualizado 23 de junho de 2021 às 00:23

O Brasil espera vacinar contra a Covid-19, ao menos com a primeira dose, todos os adultos com 18 anos ou mais. Para alcançar a meta, faltam cerca de 99 milhões de pessoas, segundo informações da analista de Economia da CNN Raquel Landim, a partir de projeções do epidemiologista Wanderson de Oliveira.

Entre esta quarta-feira (23) e o dia 30 de setembro, há exatamente 99 dias. Portanto, o Brasil precisa vacinar um milhão de pessoas por dia, em média, até o final daquele mês para que o objetivo seja alcançada.

Segundo as projeções, o público-alvo da vacina, os maiores de 18 anos, representam 159,3 milhões de pessoas. Deste total, em torno de 60,3 milhões já receberam ao menos uma dose de imunizante contra a Covid-19.

De acordo com a média dos últimos sete dias, o Brasil está mantendo um patamar que permitiria o alcance da meta, com cerca de 1,35 milhão de vacinas aplicadas diariamente. Há expectativa de que esse índice sofra um baque, já que a maior cidade do país, São Paulo, suspendeu a imunização nesta terça-feira (22) para a reposição dos estoques dos postos de saúde.

De acordo com a projeção do epidemiologista, mesmo assim a meta de aplicar a primeira dose em todos os adultos até setembro segue viável, desde que os laboratórios que negociam vacinas com o Brasil cumpram os prazos de entrega atualmente previstos.

Profissional da saúde prepara vacina contra Covid-19 em Santos (SP)
Foto: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo (22.jun.2021)