Além do paladar, perda de memória está entre principais sequelas da Covid-19

No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes listou sintomas persistentes em pacientes recuperados da infecção por coronavírus

Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta quarta-feira (21) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre as principais sequelas relatadas por pacientes recuperados da Covid-19 em todo o mundo.

Entre os sintomas persistentes, estão: disfunções cognitivas, perda de olfato, dormências ou formigamentos, dores musculares, perda do paladar e visão turva.

“Geralmente é isso o que aparece na maior parte dos casos. Em disfunções cognitivas, destaco perda de atenção e memória; a visão turva, ainda não sabemos se é devido ao acometimento direto do próprio aparelho visual ou se tem correlação com aumento da pressão craniana”, explicou o médico. “Dores musculares, dormência e formigamento mostram que também há alterações nos estímulos elétricos através dos nervos periféricos.”

“Todos esses sintomas podem aparecer durante o quadro de infecção por coronavírus, seja leve, moderado ou grave, e pode perdurar por meses. Lembrando que a Covid-19 é uma doença relativamente nova e não sabemos ao certo por quanto tempo esses sintomas podem durar. Mas fato é que existem essas sequelas, que são relatas pelas pessoas depois que tiveram coronavírus”, apontou Gomes.

Morador de Los Angeles, nos EUA, faz teste para o novo coronavírus
Morador de Los Angeles, nos EUA, faz teste para o novo coronavírus
Foto: Lucy Nicholson – 25.nov.2020/Reuters

 

Mais Recentes da CNN