Além do paladar, perda de memória está entre principais sequelas da Covid-19
No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes listou sintomas persistentes em pacientes recuperados da infecção por coronavírus
Na edição desta quarta-feira (21) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre as principais sequelas relatadas por pacientes recuperados da Covid-19 em todo o mundo.
Entre os sintomas persistentes, estão: disfunções cognitivas, perda de olfato, dormências ou formigamentos, dores musculares, perda do paladar e visão turva.
“Geralmente é isso o que aparece na maior parte dos casos. Em disfunções cognitivas, destaco perda de atenção e memória; a visão turva, ainda não sabemos se é devido ao acometimento direto do próprio aparelho visual ou se tem correlação com aumento da pressão craniana”, explicou o médico. “Dores musculares, dormência e formigamento mostram que também há alterações nos estímulos elétricos através dos nervos periféricos.”
“Todos esses sintomas podem aparecer durante o quadro de infecção por coronavírus, seja leve, moderado ou grave, e pode perdurar por meses. Lembrando que a Covid-19 é uma doença relativamente nova e não sabemos ao certo por quanto tempo esses sintomas podem durar. Mas fato é que existem essas sequelas, que são relatas pelas pessoas depois que tiveram coronavírus”, apontou Gomes.