Anvisa alerta para aumento na venda de remédios falsos

De acordo com a agência, em 2020 já foram registrados mais casos que em todo o ano de 2018; falsificação ocorre principalmente com medicamentos de alto custo

Anvisa alerta para falsificação de remédios, principalmente entre os de alto custo
Anvisa alerta para falsificação de remédios, principalmente entre os de alto custo Foto: Marcello Casal Jr - 7.dez.2004/ABR

DA CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta-feira (5) um alerta sobre a venda de medicamentos falsos no Brasil.

Os dados da Anvisa apontam para um crescimento dos casos de falsificação de medicamentos no país. Em 2018 foram registrados três casos. Em 2020, já são 5 casos.

De acordo com a agência, as investigações mostram que as falsificações são, principalmente, de medicamentos de alto custo o que, pelo fato de serem utilizados em menor volume, dificulta a identificação pelas autoridades e profissionais de saúde.

A Anvisa informou também que está atuando em conjunto com autoridades de outros países, já que os medicamentos falsificados viriam de fora do Brasil.

Ainda de acordo com a agência sanitária, na maioria dos casos, os produtos entram no país de forma escondida ou contrabandeados e são declarados como se fossem outro tipo de mercadoria.

Mais Recentes da CNN