Anvisa muda diretrizes de uso de máscara em aviões e aeroportos; tire dúvidas

Máscaras não profissionais devem ter necessariamente duas camadas de proteção

Weslley Galzo, da CNN , em São Paulo

Ouvir notícia

O ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), lançou uma cartilha com novas diretrizes sobre o uso de máscaras em aeroportos e aeronaves devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país e a circulação de novas variantes do coronavírus.

A media foi adotada, também, devido à impossibilidade de se manter o distanciamento social dentro das aeronaves. Quem não cumprir as exigências será impedido de viajar.  

“O uso da máscara é um ato de cidadania. Uma medida em defesa da própria vida e do próximo”, disse Alex Machado Campos, diretor da Quinta Diretoria da Anvisa e responsável pela aprovação das mudanças. 

“Para mitigar a propagação do SARS-CoV-2 e, consequentemente, o surgimento de novas variantes, é preciso reforçar o distanciamento social, a higienização das mãos e o uso de máscaras faciais. Dentre essas ferramentas para a proteção da saúde, é importante destacar o uso eficaz das máscaras, especialmente pela população que transita por ambientes confinados e coletivos”, afirmou.

Funcionárias da Japan Airlines trabalham em aeroporto de Tóquio
Com máscara de proteção, funcionárias da Japan Airlines trabalham no aeroporto internacional de Narita, no leste de Tóquio
Foto: Issei Kato – 2.nov.2020/Reuters

O que muda e como usar a máscara?

A principal mudança aprovada na última quinta-feira (11) pela Anvisa define que as máscaras devem estar bem ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias.

Posso usar máscara de tecido?

Sim, as máscaras de tecido feitas em casa, ou produzidas industrialmente, continuam permitidas, mas precisam, necessariamente, ter mais de uma camada de proteção e estar bem ajustadas ao rosto. A cartilha especifica os materiais que podem ser utilizados. 

Posso usar face shield ou outros tipos de máscaras que não a profissional e a de tecido?

Não, face shield (proteção de acrílico), bandanas, lenços e outros materiais similares não serão permitidos a não ser que sejam utilizados com máscara adequada por baixo. 

Outras proteções de acrílico ou plástico transparente, como máscaras com válvula de respiração, também não serão aceitas sem o uso de máscara por baixo. 

Posso tirar a máscara em algum momento durante o voo ou no aeroporto para comer?

Não, a cartilha deixa claro que dentro das aeronaves e nos aeroportos só será permitido remover a máscara para hidratação pessoal. O único lugar em que a retirada é permitida é na praça de alimentação dos aeroportos durante as refeições.

Crianças, idosos e pessoas deficientes precisam usar a máscara o tempo todo?

Crianças acima de 3 anos e idosos devem usar máscara o tempo todo. No entanto, é permitida a retirada da máscara de pessoas desses grupos para “alimentar crianças com idade inferior a doze anos, idosos e viajantes que sejam portadores de doenças que requeiram dieta especial”

Além disso, pessoas com deficiência intelectual ou física que impeça o uso correto da máscara não serão obrigadas a seguir os protocolos.

Mais Recentes da CNN