Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Anvisa suspende fabricação e venda de produtos da empresa Labornatus

    Principais alimentos fabricados pela empresa são suplementos alimentares, além de chás e shakes; saiba como identificar os produtos

    Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
    Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Lucas Rochada CNN

    em São Paulo

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e o uso de alimentos produzidos pela empresa Labornatus no Brasil. A medida considera todos os lotes fabricados e determinou o recolhimento dos produtos.

    Os principais alimentos fabricados pela empresa são suplementos alimentares, além de chás e shakes. A medida foi publicada na quarta-feira (19) e divulgada nesta sexta-feira (21).

    De acordo com a Anvisa, a medida é preventiva e foi adotada após a realização de uma inspeção sanitária conjunta com a participação do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária do Espírito Santo e pela Vigilância Sanitária Municipal de Marataízes, no Espírito Santo.

    “Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à documentação, estrutura física, higiene do estabelecimento e dos trabalhadores, controle de pragas, controle de potabilidade de água, controle de qualidade e segurança de matérias-primas e do produto final, Programa de Controle de Alergênicos, entre outros”, detalha a Anvisa, em nota.

    A CNN entrou em contato com a empresa Labornatus e aguarda retorno.

    A Anvisa esclarece que a falta de atendimento às regras de boas práticas de fabricação pode impactar na qualidade e segurança do produto final. A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos aos requisitos estabelecidos na legislação sanitária vigente.

    Boas práticas de fabricação são um conjunto de procedimentos a serem seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessárias para garantir a qualidade sanitária de produtos.

    Produto da empresa Labornatus / Divulgação

    Como identificar os produtos

    A empresa possui produtos de marca própria, contendo no painel principal do rótulo a marca da empresa.

    Além disso, a empresa também fabrica produtos para outras empresas distribuidoras de alimentos. O rótulo desses produtos contém a marca do distribuidor, mas deve conter também os dados do fabricante (razão social, CNPJ, endereço completo):

    Fabricado por: LB NATUS INDUSTRIA E COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA ou LABORNATUS DO BRASIL, CNPJ 34.882.599/0001-56. Rua Vitória, nº 12, Ilmenita, Marataízes/ES.

    O que fazer se tiver adquirido o produto

    A Anvisa recomenda que estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os produtos da marca Labornatus não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa para obter orientações sobre o recolhimento.