Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após 20 anos, mulher volta a falar com transplante de laringe na França

    Karine, que hoje tem 49 anos, perdeu a fala em 1996 por complicações relacionadas a uma entubação

    Karine (de costas) realiza exercícios de recuperação das cordas vocais após transplante de laringe.
    Karine (de costas) realiza exercícios de recuperação das cordas vocais após transplante de laringe. Reprodução/ Hospices Civils de Lyon

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    Pouco mais de 20 anos após perder a habilidade de falar, uma mulher recuperou sua voz graças a um transplante de laringe, na França.

    Karine, que hoje tem 49 anos, perdeu a fala por complicações relacionadas a uma entubação feita após ter sofrido uma parada cardíaca em 1996. Ela desenvolveu estenose de laringe, um “aperto” gradual da garganta que dificulta a passagem de ar para os pulmões.

    O quadro dela foi piorando e, há mais de duas décadas, Karine respirava apenas por traqueostomia — procedimento que realiza uma abertura frontal na traqueia para permitir a passagem do ar — e não conseguia falar.

    A cirurgia de transplante de laringe foi realizada no início de setembro por uma equipe de 12 cirurgiões em um hospital de Lyon, na França, e durou cerca de 27 horas.

    Poucos dias depois do transplante, Karine já conseguiu falar algumas palavras. Ela segue fazendo exercícios de recuperação das cordas vocais e da respiração, e os médicos preveem que, em alguns meses, ela deve conseguir se comunicar com uma voz normal.

    “Eu queria fazer um transplante, há cerca de dez anos, para voltar à vida normal, para poder fazer atividades com os meus filhos, para poder comunicar, para ser independente. Hoje parece estranho falar novamente. Minhas filhas nunca tinham me ouvido! Quanto ao meu marido, ele havia esquecido o som da minha voz!”, disse Karine.

    O transplante de laringe feito em Karine foi apenas o quarto procedimento do tipo realizado no mundo.

    Equipe de cirurgiões responsávele pela cirurgia de transplante de laringe que durou mais de 27 horas, na França. / Hospices Civils de Lyon

    Mais Recentes da CNN