Após caso de Justin Timberlake, buscas pela doença de Lyme disparam
Enfermidade é causada por bactérias da espécie Borrelia e transmitida pela picada de um carrapato infectado

As buscas pela doença de Lyme no Google atingiram seu pico histórico após o cantor Justin Timberlake, 44, ter revelado seu diagnóstico, segundo um levantamento feito pela CNN no Google Trends.
No dia 31 de julho, o artista usou suas redes sociais para contar a notícia e dizer que ficou chocado quando recebeu o diagnóstico, mas aliviado por descobrir porque estava enfrentando tantas dores nos nervos e fadiga após seus shows.
"Tive que tomar uma decisão pessoal: parar com as turnês? Ou continuar e encontrar uma forma de lidar? Decidi que a alegria de estar no palco compensa muito mais do que o estresse físico passageiro. Estou muito feliz por ter continuado", continuou.
As buscas pela enfermidade dispararam e atingiram seu pico histórico em todo o mundo. O levantamento da CNN mostra que agosto deve ser o mês em que a doença da Lyme vai acumular seu maior volume de buscas desde o início da série história do Google Trends, em 2004.

O impulsionamento das buscas provocado pelo diagnóstico de Timberlake é evidenciado pelo fato de ele encabeçar tanto a lista de assuntos em ascensão relacionados às buscas dos últimos 20 anos, como a de pesquisas relacionadas. Outros temos como "timberlake lyme disease", "lyme disease justin timberlake", "justin timberlake lyme", "does justin timberlake have lyme disease" e "justin timberlake borreliose" também se destacam.

No Brasil, o Distrito Federal é a unidade federativa que mais teve interesse pelo assunto nos últimos 30 dias. Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 5 dos estados que lideraram as buscas pela doença de Lyme no período.

O que é a doença de Lyme?
A doença de Lyme é uma infecção causada por bactérias da espécie Borrelia, principalmente a Borrelia burgdorferi. A condição é transmitida pela picada de carrapato infectado e, na maioria das vezes, ocorre em pessoas que vivem em áreas arborizadas.
A infecção foi descoberta em 1976 e recebeu esse nome por conta da alta existência de casos na cidade de Lyme, em Connecticut, nos Estados Unidos. Na época, muitas crianças receberam o diagnóstico de artrite reumatoide juvenil e, posteriormente, os pesquisadores descobriram que picadas de carrapatos de veados infectados eram responsáveis pelo surto de artrite.