Autocuidado: descubra o que é e como ele pode fazer diferença no dia a dia

Faça o quiz e descubra mais sobre o conceito que recebeu definição da Organização Mundial da Saúde e influencia diretamente na saúde física e mental

Autocuidado envolve atitudes e rotinas que promovam bem-estar de forma consciente, dizem especialistas
Autocuidado envolve atitudes e rotinas que promovam bem-estar de forma consciente, dizem especialistas Getty Images

Camila Neumamda CNN

São Paulo

Ouvir notícia

Em tempos de pandemia, a palavra autocuidado conquistou uma nova projeção. Mais do que um termo literal, ela ganhou definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) por ser algo considerado de suma importância para a manutenção da saúde mental e física: “a capacidade de indivíduos, famílias e comunidades de promover e manter a saúde, prevenir doenças e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde”.

Literal porque pode ser explicada como ‘cuidar de si mesmo’ de diferentes formas, explica a psiquiatra Alexandrina Meleiro, membro do Conselho Científico da Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos).

Outra forma simples de definir o autocuidado é lembrar da recomendação de segurança dada antes de um avião decolar: coloque a máscara primeiro em você e depois na criança. “O que em linhas gerais quer dizer, você precisa cuidar de si mesmo para poder cuidar do outro”, pondera a psicóloga Karen Higashi Furlan Gama, analista do comportamento.

Entenda estas e outras maneiras de incluir o autocuidado na sua rotina respondendo as perguntas abaixo:

Mais Recentes da CNN