Brasil recebe doação de doses e começa a vacinar atletas olímpicos nesta quarta

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Pfizer e Sinovac doaram doses de suas vacinas contra a Covid-19; PNI não sofrerá desfalques

Natália André, da CNN, em Brasília
Compartilhar matéria

 O Ministério da Saúde começa a vacinar contra a Covid-19 nesta quarta-feira (12) 1.814 atletas, paratletas e credenciados brasileiros que vão aos Jogos Olímpicos de Tóquio no meio deste ano. A Pfizer e a Sinovac, fabricante da CoronaVac, doaram 12.050 doses para isso. De acordo com o chefe da pasta, Marcelo Queiroga, o Plano Nacional de Imunização (PNI) não será prejudicado.

Seis capitais farão essa vacinação, segundo Queiroga, por causa da proximidade em que os beneficiados estão. São elas: Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Nas três primeiras, a imunização já começa nesta quarta-feira (12). Em Brasília e no Porto Alegre, será a partir do dia 17. Já em Belo Horizonte, a data ainda não foi definida.

Do total de doses doadas, 4.050 vieram da Pfizer e 8 mil, da Sinovac. Com menos de 2 mil vacinados, as mais de 8,4 mil doses restantes serão repassadas ao PNI para a imunização dos brasileiros dos grupos prioritários.

A escolha das duas vacinas se deu pelo curto internado de tempo entre as duas doses. A bula das duas vacinas recomenda 21 dias. Embora, no PNI, os brasileiros que já receberam a Pfizer, vão esperar até 12 semanas para a dose de reforço.

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (11), foi esclarecido que além dos atletas e dos paratletas, os credenciados também serão vacinados. São eles: jornalistas, comissão de arbitragem, antidoping e outros.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (30.abr.2021)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (30.abr.2021)
Foto: Reprodução/CNN

Além da Saúde, os ministérios da Cidadania e da Defesa também fazem parte da ação. Os comitês Olímpico e Paralímpico também também estão junto na iniciativa.

Confira as datas para vacinação dos atletas olímpicos: 

São Paulo – de 12 a 15 de maio
Fortaleza –  a partir de 12 de maio
Rio de Janeiro – de 12 a 15 de maio
Porto Alegre – partir de 17 de maio
Brasília – a partir de 17 de maio
Belo Horizonte – a definir