Brasil tem 60,3% da população adulta acima do peso

Segundo o estudo, 60,3% da população com mais de 18 anos apresenta excesso de peso e 25,9%, obesidade

Elis Barreto*, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A Pesquisa Nacional de Saúde divulgada nesta quarta-feira (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 60,3% dos brasileiros com 18 anos ou mais —o que corresponde a 96 milhões de pessoas—, estavam acima do peso em 2019. Dentro desse grupo, 41,2 milhões (25,9% da população) estavam obesos, ou seja, característica observada em uma a cada quatro pessoas.

A pesquisa também identificou que 19,4% dos adolescentes entre 15 e 17 anos no Brasil estão acima do peso, sendo que 6,7% estão obesos. Entre 2003 e 2019, os resultados de duas pesquisas do IBGE mostraram que a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade do país saltou de 12,2% para 26,8%. Já a proporção de pessoas com excesso de peso subiu de 43,3% para 61,7%.

Leia e assista também

Sobrepeso e obesidade aumentam risco de infecção grave pela Covid-19, diz estudo

Obesidade infantil aumenta em meio ao isolamento social, diz estudo

Obesidade gera risco porque corpo trabalha no limite, diz médico sobre Covid-19

Atenção primária deficiente

Segundo o levantamento do IBGE, o Brasil também teve baixa classificação na avaliação do serviço de Atenção Primária à Saúde. A nota em nível nacional ficou em 5,9, quando a nota média de corte é de 6,6. 

Os requisitos da avaliação levam em consideração a coordenação do sistema informações, orientação familiar, orientação comunitária, os serviços prestados, os serviços disponíveis, afiliação etc. A pesquisa é feita em parceria com o Ministério da Saúde e define requisitos que as unidades básicas de saúde devem preencher. Os entrevistados dão notas a esses requisitos, somados em notas de 0 a 10.

Em 2019, 17,3 milhões de pessoas no Brasil utilizaram algum serviço da rede nos seis meses anteriores à pesquisa. O número de pessoas cadastradas no sistema de atenção primária no país já chega a 110 milhões de brasileiros, mais da metade da população.

*Sob supervisão de Pauline Almeida

ERRATA: A reportagem somou os percentuais de pessoas com excesso de peso e obesidade, quando o segundo é subgrupo do primeiro. O equívoco já foi corrigido

 

Tópicos

Mais Recentes da CNN