Internações aumentam 40% nos hospitais particulares do Rio de Janeiro 

Aumento nas hospitalizações se deve ao avanço da variante Delta da Covid-19 no estado

Cleber Rodrigues, da CNN, no Rio de Janeiro 

Ouvir notícia

As internações nos hospitais particulares do Rio de Janeiro aumentaram cerca de 40% nas últimas duas semanas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o crescimento nas hospitalizações se deve ao avanço da variante Delta da Covid-19. 

A linhagem originária da Índia corresponde a 60,3% das amostras sequenciadas no estado. Com isso, só na rede pública da capital fluminense, apenas 7% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão disponíveis.

Seis municípios do estado estão com 100% de ocupação de leitos. Em Nova Friburgo, por exemplo, os leitos de enfermaria também estão todos ocupados.

Novos leitos

À CNN, Graccho Alvim, diretor da Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), alertou para a necessidade de mais leitos e possível ocupação máxima nas próximas semanas.

“Em julho tinha diminuído a oferta, fechamos leitos. E agora, em 15 dias, chegamos a 70% na capital, com 10 pontos percentuais de aumento. Já houve reabertura de leitos em alguns hospitais, então essa alta pode ser até maior. Em mais 15 dias a expectativa é de preocupação. Se continuar assim, teremos que abrir mais leitos”, afirmou Alvim.

O governo do Rio de Janeiro já anunciou que nas próximas semanas deve contratar 150 leitos, sendo 100 de UTI, por causa do avanço dos números de internação no estado.

COVID Leito Internação
Mulher internada com Covid-19 no Rio de Janeiro
Foto: Fabio Teixeira/Anadolu Agency via Getty Images

Mais Recentes da CNN