Campanha eleitoral aumenta transmissibilidade da Covid-19, diz secretário de SP
João Gabbardo disse também que apesar do crescimento de internações no estado, ainda não há possibilidade de reabertura de hospitais de campanha
O secretário-executivo do Centro de Contingência do Combate à Covid-19 de São Paulo, João Gabbardo, acredita que campanhas eleitorais aumentam a transmissibilidade do novo coronavírus.
A declaração foi feita durante entrevista à CNN ao ser questionado se a decisão de anunciar a flexibilização ou não do Plano SP, que regulamenta os critérios de retomada das atividades no estado, no dia 30 de novembro — um dia depois do segundo turno das eleições municipais — está sendo influenciada pelo processo eleitoral.
Assista e leia também:
Pesquisa indica aumento nas internações por Covid-19 em hospitais privados de SP
Por questão de segurança, Butantan não revela onde armazenará doses da Coronavac
Pessoas têm se contaminado em confraternizações, diz Gabbardo
“O processo eleitoral diretamente não, mas a campanha eleitoral, sim. Nós acreditamos que, durante a campanha, houve uma movimentação muito grande de pessoas e isso pode ter aumentado a transmissão da doença. A campanha eleitoral facilita a transmissibilidade da doença”, avaliou.
Gabbardo disse também que, apesar do aumento do número de internações pela Covid-19 no estado, não existe ainda a possibilidade de reabertura de hospitais de campanha.
“Mesmo com esse aumento de 18% [de internações], nós estamos utilizando 43% da nossa capacidade de leitos de UTI”, explicou.
(Publicado por Sinara Peixoto)