Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chegada de vacinas contra Covid-19 garante continuidade do calendário no RJ

    Estado vai receber 415 mil doses neste domingo (8). Pessoas de 26 anos serão imunizadas na capital fluminense na segunda-feira

    Pauline Almeida, da CNN, no Rio de Janeiro

    O calendário de vacinação contra a Covid-19 está mantido no Rio de Janeiro. Após ameaças de paralisação e cobranças ao Ministério da Saúde por celeridade nos envios, a capital fluminense receberá uma nova remessa de imunizantes neste domingo (8), o que vai garantir a aplicação da primeira dose às pessoas de 26 anos na segunda-feira (9). 

    “Acabei de saber que a vacina está  embarcando em São Paulo e vindo para o Rio!  Nosso calendário garantido essa semana!  Bora Vacinar! Galera de 26, prepara o braço para amanhã. Estamos na reta final!”, publicou o prefeito Eduardo Paes no início da tarde deste domingo.

    O secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, confirmou à CNN que uma remessa com 415.080 doses chega às 20h, com 129.600 doses de Coronavac e 285.480 de Pfizer. No sábado (7), o governo do Estado já havia distribuído 714.440 doses aos 92 municípios. 

    A remessa continha 174 mil doses de Oxford AstraZeneca para a primeira dose e 135.440 para a segunda aplicação. Já da Pfizer, 252.720 para primeira dose e 57.330 para segunda dose, além de 7.700 da Janssen (aplicação única). Também foram entregues 87.250 doses de Oxford/Astrazeneca liberadas pela Fiocruz, mas ainda sem informe técnico do Ministério da Saúde quanto à indicação de uso. 

    O atraso do envio pelo Ministério da Saúde, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, poderia impossibilitar a continuidade do calendário. Com cobranças nas redes sociais pelo prefeito Eduardo Paes, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, informou que enviaria 5% mais doses para o estado do Rio de Janeiro, mas sem comunicar a data. No início da tarde deste domingo, veio a confirmação. 

    O Rio de Janeiro bateu o recorde de semana com mais vacinados contra a Covid-19. Entre a última segunda-feira (2) e este sábado (7), 451.053 doses foram aplicadas. Com isso, a capital fluminense chegou a 81,8% dos adultos imunizados com a primeira dose ou dose única e 36,6% com segunda dose ou dose única. 

    Somente nesse sábado (7), 78.444 pessoas buscaram os cerca de 290 postos de aplicação. O dia foi destinado aos cariocas de 27 anos e também à repescagem da faixa etária acima de 50 anos, de pessoas com deficiência, puérperas e gestantes.

    A expectativa da prefeitura é finalizar a aplicação da primeira dose em adultos até 18 de agosto, mas o cumprimento depende das entregas pelo Ministério da Saúde.