Com bursite e tendinite, entenda diagnóstico de Carlinhos de Jesus
Dançarino explicou uso da cadeiras de rodas e falou sobre a descoberta de sua doença

O dançarino Carlinhos de Jesus, 72, passou a usar cadeira de rodas recentemente, após ser diagnosticado com bursite trocantérica bilateral, complicada com tendinite nos glúteos, o que segundo ele, gerou "muita dor e mobilidade comprometida".
Segundo o Manual MSD, a bursite é uma inflamação dolorosa da bursa. Caio Zamboni, ortopedista e diretor da SBTO (Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico), explica o que é essa estrutura: "A bursa é um tecido que protege o atrito entre um tendão e uma proeminência óssea. Nós temos bursa em vários lugares. A mais conhecida é a bursite do ombro, mas temos bursa no cotovelo, no joelho e também no quadril", descreve.
No caso de Carlinhos, o problema foi agravado devido às complicações de uma tendinite nos glúteos, o que caracteriza inflamação ou degeneração dos tendões dos músculos, que gera dor lateral do quadril, que pode irradiar para a coxa. "O sintoma basicamente é dor na região lateral do quadril. A intensidade varia de acordo com a quantidade do processo inflamatório presente. Pode ser uma dor leve nos casos iniciais, mas se não for feito o tratamento adequado ou repouso, ela pode piorar até se tornar praticamente incapacitante, levando o paciente a ter dificuldade para andar, dançar, correr, subir escadas, etc.", explica o ortopedista.
As causas do quadro podem ser desenvolvidas, por exemplo, por atividades repetitivas, envelhecimento ou fraqueza muscular.
Segundo o Manual MSD, o tratamento para a tendinite inclui repouso ou imobilização, seguido por exercícios, além de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e às vezes, injeções de corticosteroides. "A cirurgia é indicada para situações mais graves, resistentes aos tratamentos iniciais, e também para casos em que já existe uma degeneração importante no tendão, com lesão presente e grande probabilidade de ruptura — ou quando o tendão já está rompido", considera Zamboni.
Nos últimos dias, Carlinhos de Jesus falou sobre o diagnóstico e explicou o uso da cadeira de rodas.
De acordo com o dançarino, a recuperação do quadro está sendo lenta e demandando de uma equipe multidisciplinar, entre fisioterapia, acupuntura e musculação. Ele comentou que a cadeira de rodas e as muletas que vem usando são apenas para poupar seus membros. Ainda, o dançarino brincou com seus seguidores no texto, dizendo: "Percebi que o quadril não é só para rebolar".


