#CNNPop

Como Estela em "Êta Mundo Melhor!", saiba identificar crises de ansiedade

Larissa Manoela vive personagem que enfrenta episódios emocionais intensos na trama

Giu Aya, da CNN
Larissa Manoela vive Estela em "Êta Mundo Melhor"
Larissa Manoela vive Estela em "Êta Mundo Melhor"  • Reprodução/Globoplay
Compartilhar matéria

A atriz Larissa Manoela, 24, interpreta Estela na novela "Êta Mundo Melhor!", uma jovem enfermeira e professora que enfrentou, pela primeira vez, uma crise de ansiedade em cena.

A sequência forte dividiu opiniões nas redes sociais, mas também abriu espaço para uma conversa importante: como identificar quando algo não vai bem com a nossa mente? A história de Estela, apesar de ficcional, é parecida com a de milhões de brasileiros que convivem com ansiedade todos os dias.

Estela é uma personagem marcada por segredos do passado e conflitos internos. Nos capítulos mais recentes da trama de Walcyr Carrasco, ela passou por um episódio intenso de crise de pânico — manifestação física da ansiedade.

A cena gerou debate nas redes sociais: enquanto alguns elogiaram a entrega da atriz, outros criticaram sua atuação. Larissa Manoela não deixou o comentário passar batido.

Pelas redes sociais, a atriz explicou que a cena foi construída com o apoio da direção da novela. "Tem um time incrível que me dirige e constrói essa personagem comigo", escreveu. Larissa também reconheceu a importância das críticas construtivas e desabafou sobre o impacto das negativas. "É um trabalho de digerir e fazer com que não nos consuma", completou.

Afinal, o que é ansiedade?

A ansiedade é uma reação natural do corpo a situações de alerta, medo ou estresse. Todo mundo sente ansiedade em algum momento — antes de uma entrevista, de uma prova ou de uma decisão importante, por exemplo. O problema surge quando esse estado passa a ser constante ou desproporcional, afetando a rotina, o sono, o humor e as relações.

De acordo com o Hospital Albert Einstein, quando a ansiedade se transforma em um transtorno, pode provocar sintomas tanto mentais quanto físicos. E aí vêm as chamadas crises de ansiedade ou crises de pânico.

Como identificar uma crise de ansiedade

Os sinais podem surgir de forma súbita e intensa. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Taquicardia (batimentos acelerados do coração);
  • Sudorese (suor excessivo);
  • Tremores nas mãos ou no corpo;
  • Sensação de falta de ar ou sufocamento;
  • Tontura ou sensação de desmaio;
  • Tensão muscular;
  • Calafrios ou sensação de calor repentino;
  • Sensação de irrealidade, como se estivesse fora de si;
  • Pensamentos catastróficos ou medo de morrer.

Segundo o neuropsicólogo Nihil Scarpine Malheiros, diretor do Instituto Lumina, “existem muitas formas de uma crise ser manifestada em uma pessoa, mas os sintomas como falta de ar, batimentos cardíacos acelerados e pensamentos catastróficos são mais evidentes”. Esses sinais são o corpo pedindo socorro.