Correspondente Médico: problemas de tireoide influenciam no equilíbrio hormonal

Neurocirurgião Fernando Gomes com explicou o que são e como identificar os principais distúrbios de tireoide

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta terça-feira (29) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou quais são e como identificar os principais problemas de tireoide, glândula responsável pela produção de hormônios.

“Quando existe hipotireoidismo, que significa pouco funcionamento, a pessoa pode apresentar cabelo seco, irritabilidade, cansaço e a tireoide pode estar reduzida de tamanho. Muitas vezes quando investigamos uma pessoa que apresenta depressão ou idoso com quadro que sugere demência, precisamos descartar que o indivíduo não tenha hipotireidoismo”, explicou o médico.

Leia e veja também:

Argentina inicia vacinação contra Covid-19; Brasil está fora
Registro de vacina de Oxford será pedido à Anvisa em poucos dias, diz Fiocruz
Correspondente Médico: O que causa a pressão no ouvido durante viagens?

“Quando usamos o prefixo hiper, significa que existe um funcionamento a mais da glândula da tireoide, com liberação de hormônios em excesso. Isso provoca aumenta do metabolismo, perca de peso, os olhos podem ficar salientes e o pescoço pode ficar inchado. É uma situação diferente [do hipotireoidismo], mas existe correlação direta com a produção dos hormônios que são liberados por essa glândulas”, completou Gomes.

(Publicado por Luiz Raatz)

Quadro Correspondente Médico
No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes explicou os problemas de tireoide
Foto: CNN Brasil

Mais Recentes da CNN