Correspondente Médico: Conheça os remédios aprovados pela Anvisa contra a Covid

No quadro Correspondente Médico, o neurocirurgião Fernando Gomes também falou sobre os estudos da OMS com anti-inflamatórios

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

Na edição de quinta-feira (12) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou quais são os medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para combater a Covid-19. Atualmente, tais remédios são: regkirona (regdanvimabe), remdesivir, casirivimabe e imdevimabe e banlanivimabe e etesevimabe. 

Segundo Gomes, o primeiro funciona como um anticorpo, que funciona como algo que venha a bloquear a replicação do próprio coronavírus, e é indicado para pacientes que podem vir a evoluir para casos graves. O mesmo se aplica aos últimos dois grupos de medicamentos.

Já o remdesivir influencia na replicação do vírus. “São medicamentos que tem por objetivo controlar o paciente que já tenha o diagnóstico e esteja padecendo da doença Covid-19”, explicou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também anunciou na última quarta-feira (11) que um ensaio clínico em 52 países estudará três medicamentos anti-inflamatórios como potenciais tratamentos para pacientes com Covid-19. São eles: artesunato, imatinibe e infliximabe.

“Existe uma preocupação muito grande, além de prevenirmos com a vacinação e com os métodos sociais, para evitar ter o coronavírus também de maneira manusear a questão do processo inflamatório, por isso que esses medicamentos estão sendo incluídos em pesquisas e no tratamento de pacientes com coronavírus.”

Mais Recentes da CNN