Correspondente Médico: Saiba quais os cuidados devem ser adotados no frio

Neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre os cuidados que devemos ter no inverno e deu dicas para amenizar impactos das baixas temperaturas no corpo

Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta quinta-feira (1º) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre os cuidados que devemos ter no frio. Os termômetros despencaram em várias regiões do país nesta semana e, com isso, especialistas alertam para os riscos da baixa temperatura à nossa saúde.

Gomes explicou que problemas ligados a doenças respiratórias e à pele costumam aparecer nesse período. O médico listou algumas dicas para amenizar o impacto do frio no corpo:

  • Beber mais água;
  • Hidratar a pele;
  • Manter ambientes arejados;
  • Seguir com rotina de exercícios físicos;
  • Alimentação saudável.

“Apesar da gente não sentir tanta sede assim no inverno, é importante beber água, além de hidratar a pele. Essa é uma orientação que vem da dermatologia para o ano inteiro, mas, no frio, o ressecamento da pele se agrava”, disse o médico.

“[No frio], também existe a tendência natural das pessoas ficarem mais contidas em ambientes fechados, porém, sabemos da necessite de higiene em se manter os ambientes arejados”, afirmou Gomes. “Sobre os cuidados com a alimentação saudável, no inverno é normal que a gente coloque mais calorias na dieta, mas é importante se atentar a isso”, completou.

Entre as doenças mais comuns da estação, o neurocirurgião citou às relacionadas com a circulação sanguínea, como AVC e infartos, além do agravamento de dores crônicas e enfermidades respiratórias. “Lembrando que temperaturas muito baixas podem induzir o coração a funcionar diferente e pessoas que têm arritmia correm risco maior de apresentar complicação.”

Frio em SP
Pedestres enfrentaram o frio de 11,6ºC nas primeiras horas desta segunda-feira (24), em São Paulo
Foto: Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Mais Recentes da CNN