Covid-19: Comissão da Câmara visita laboratório da Fiocruz que estuda vacina

Parlamentares querem averiguar condições técnicas de unidade para produzir vacina

Ouvir notícia
 

Cerca de 17 membros da Comissão Externa de enfrentamento à Covid-19 da Câmara dos Deputados fazem nesta terça-feira (28) uma visita ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, ligado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Os parlamentares, que chegaram ao local no fim desta manhã, pretendem avaliar como estão às condições técnicas da unidade e qual será o custo estimado para a produção da vacina contra a covid-19, que está sob responsabilidade da fundação.

Leia também:

Pfizer e BioNTech começam fase 2 de testes nos EUA para potencial vacina

Cientista brasileiro em Oxford pesquisa medicamento contra a Covid-19

De acordo com o instituto, o custo inicial avaliado para a produção de 100 milhões de doses é superior a R$ 1 bilhão. A Fundação Oswaldo Cruz ainda aguarda autorização do Ministéro da Saúde para assinar o acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para compra de lotes e transferência de tecnologia da vacina para Covid-19 desenvolvida no Reino Unido.

Para ser concretizada, a cooperação, precisa da assinatura de um termo de transferência de tecnologia e de um certificado de recebimento de doses para a 1ª remessa de produção. Só depois desses trâmites e da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que o Brasil poderá começar a produzir as doses para outros países.

(Edição: Leonardo Lellis)

Mais Recentes da CNN