‘Sofrimentos que se repetem’, diz médica que alertou sobre aumento de casos

Lorena Lara, da CNN em São Paulo

Ouvir notícia

“As infecções por Covid têm aumentado na cidade de São Paulo entre as classes A e B nas últimas três semanas e vários hospitais tiveram aumento significativo de atendimentos”, escreveu, no início do mês, a infectologista Christina Gallafrio. A mensagem, num grupo privado de Whatsapp, acabou viralizando. 

Na semana passada, dois dos maiores hospitais particulares da capital paulista confirmaram que o número de internações dos últimos dias estava acima da média —o que o governo do estado vinha negando.

Nesta terça (16), o governo paulista admitiu a alta de novos casos e internações e prorrogou a quarentena até 16 de dezembro. A situação não se restringe a São Paulo: dados do Ministério da Saúde apontaram aumento de mortes por Covid-19 em 16 estados e no Distrito Federal.

Neste episódio do E Tem Mais, Monalisa Perrone conversa com a infectologista Christina Gallafrio, autora do alerta, que trabalha na linha de frente do combate à pandemia desde março, e relata o que tem visto, vivido e ouvido nos hospitais onde atua. “São sofrimentos que se repetem”, conta.

Leia mais:

Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil volta a ficar acima de 1

Governos estaduais flexibilizaram em excesso medidas de isolamento, diz médico

Número de casos de Covid-19 cresce entre os jovens de São Paulo

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

5 Fatos

Abertura de Mercado 

Horário de Brasília 

Na Palma da Mari 

O Que Eu Faço? 

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com Monalisa Perrone
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã
Foto: CNN Brasil

Mais Recentes da CNN