Dez livros propõem reflexões sobre a vivência com HIV e Aids

O mês de dezembro é dedicado à conscientização para o diagnóstico e tratamento precoces do HIV e Aids; conheça obras literárias que discutem o assunto

Lucas Rochada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

A campanha Dezembro Vermelho promove a conscientização para o diagnóstico e tratamento precoces do HIV e da Aids. A rápida detecção do vírus permite o início do tratamento ainda na fase inicial da infecção, reduzindo os riscos de complicações em decorrência da doença.

O diagnóstico pode ser realizado a partir de exames de sangue específicos e de testes rápidos. O serviço é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Unidades Básicas de Saúde (USBs) ou Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) – saiba onde fazer o teste.

O acompanhamento psicológico, parte fundamental dos serviços de testagem, inclui orientações em saúde e apoio para quem recebeu diagnóstico positivo ou negativo. As vivências com o HIV e a Aids são a espinha dorsal de diferentes obras literárias, entre textos ficcionais, autobiográficos e documentais.

Conheça dez livros que discutem os desafios e as perspectivas do HIV e da Aids e propõem reflexões sobre doença, estigma, medo e o suporte necessário para o enfrentamento do agravo.

 

Mais Recentes da CNN