Dezembro Vermelho: veja 15 filmes que abordam perspectivas sobre HIV e Aids

Neste Dezembro Vermelho, mês de conscientização para a luta contra a Aids, conheça produções do cinema que discutem o assunto abertamente

Reprodução

Lucas Rochada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Desde a descoberta do HIV na década de 1980, a evolução técnico-científica transformou o combate à Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Os pacientes diagnosticados com o vírus hoje têm acesso a uma ampla gama de tratamentos antirretrovirais, que apresentam alta eficácia e menos efeitos colaterais do que os remédios utilizados há 30 anos.

Nas últimas quatro décadas, o tema foi retratado no cinema a partir de perspectivas sociais, clínicas e comportamentais. Filmes como Meu Querido Companheiro (1990), Filadélfia (1993) e Kids (1995) abordam o impacto da infecção pelo HIV em um período em que o diagnóstico foi, por vezes, associado a uma sentença de morte.

Segundo epidemiologistas, o conhecimento do contexto do surgimento da Aids, principalmente pelas gerações mais jovens, pode estimular a prevenção. Neste Dezembro Vermelho, mês de conscientização para a luta contra a Aids, conheça 15 filmes que discutem o assunto abertamente. Veja abaixo:

 

Mais Recentes da CNN