Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Dieta carnívora famosa no Tik tok realmente emagrece? Especialista explica

    Alimentação consiste em comidas de origem animal, ovos e tabletes de manteiga

    Leticia Pazerocolaboração para a CNN

    São Paulo

    Uma nova trend tomou conta do Tik Tok e ela consiste em uma dieta predominantemente baseada em alimentos de origem animal e exclui legumes e verduras.

    A chamada “Dieta Carnívora” já possui milhares de vídeos e mais de 1 bilhão de visualizações sobre o conteúdo na plataforma. Com vídeos que incentivam a alimentação focada em carnes, tanto cruas quando cozidas, ovos e tabletes de manteiga, a trend virou um tipo de “estilo de vida” e promete um emagrecimento rápido.

    Um dos maiores perfis desse tipo de alimentação é de um homem que se denomina “Liver King” ( Rei do fígado) e ele mostra o dia a dia seu e de sua família em que comem carnes quase sempre cruas e ovos com casca.

    @liverking

    ♬ original sound – Liver King

    Segundo a nutricionista Moara Neves, diferente do que é mostrado na plataforma, a dieta tem seus prós e contras e as pessoas adeptas de dietas da moda acabam, muitas vezes, indo para um lado extremo que traz consequências. A especialista também detalhou que a falta de outros nutrientes, minerais e vitaminas impactam na saúde.

    “Muitos adeptos da dieta apontam benefícios como emagrecimento e maior saciedade. Porém, do ponto de vista nutricional, restringir a alimentação somente aos alimentos de origem animal não é benéfico. O consumo excessivo de carne está associado à diversos problemas de saúde, como aumento do colesterol ruim, aumento do risco de doenças cardiovasculares, aumento do risco de câncer [principalmente colorretal, com atenção especialmente para carnes embutidas e processadas] e alterações gastrointestinais”, explicou ela.

    Sobre o emagrecimento, Moara afirmou que pode acontecer, mas que emagrecer não é sinônimo de saúde.

    “Dentre diversos fatores bioquímicos, o emagrecimento também depende do déficit calórico [ingerir menos calorias do que gastamos] e, a partir do momento que o indivíduo passa a consumir somente carne e/ou alimentos de origem animal, ele exclui da rotina diversos alimentos e zera [ou praticamente zera] seu consumo de carboidratos. Além disso, a proteína e a gordura [também muito presente nas carnes] são macronutrientes que promovem muita saciedade, podendo reduzir a fome”, disse ela.

    A nutricionista ainda explicou sobre pessoas que procuram resultados rápidos e milagrosos e acabam escolhendo dietas restritivas ao invés de mudar o estilo de vida e se adequar a uma reeducação alimentar.

    “A dieta carnívora não é como a dieta low carb, por exemplo. Na dieta low carb, ocorre a diminuição dos carboidratos, mas não se excluí totalmente os alimentos de origem vegetal, podendo sim encaixar e consumir frutas, verduras e legumes. Nenhuma estratégia é para todos, mas a dieta carnívora é muito restrita e apresenta diversos riscos e possíveis consequências futuras para a saúde, principalmente a longo prazo”, finalizou ela.

    @steakandbuttergal

    High fat carnivore what I eat in a day! #carnivorediet #carnivore #butter #carnivoreketo #highfat #animalbased

    ♬ original sound – Steakandbuttergal | Carnivore