Dieta rica em vegetais e soja controla sintomas da menopausa, revela estudo

No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre estudo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa

Nicole Lacerda, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta sexta-feira (23) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre estudo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, que relaciona uma dieta alimentar baseada em vegetais e rica em soja com o controle dos sintomas da menopausa.

De acordo com os pesquisadores, as ondas de calor podem ser reduzidas em até 84%. Quase 60% das mulheres que participaram do estudo se livraram totalmente do calor. 

“A vida reprodutiva da mulher é marcada por duas extremidades, a menarca, quando vem a primeira menstruação e se inicia o ciclo menstrual, e a menopausa, que é por volta dos 45 anos, quando a ovolução para de existir e o ciclo menstrual também acaba sendo interrompido”, explicou o médico.

“Existe um grande balé hormonal nisso tudo. Quando chega a menopausa, os hormônios mandam e um dos sintomas prinicipais são os fogachos, as ondas de calor que são extremamente desagradáveis”, completou.

Segundo Gomes, existe relação direta entre alimentos consumidos e os sintomas da menopausa. Isso porque alimentos pesados ou mais gordurosos demoram mais para serem digeridos e podem aumentar a sensação de calor.

“Ingerir água e comer alimentos que sejam mais próximos da natureza possível acabam colaborando para amenizar os sintomas.”

quadro Correspondente Médico
No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes falou sobre a menopausa
Foto: CNN Brasil (23.jul.2021)

 

Mais Recentes da CNN