Do SUS, InCor lidera ranking de hospitais da América Latina em cardiologia

Roberto Kalil Filho, presidente do conselho diretor do hospital, diz que é possível fazer medicina de qualidade dentro do SUS

Flávio Ismerim, da CNN
Fachada do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP
Fachada do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP  • Rovena Rosa/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), é o melhor centro médico de cardiologia da América Latina, segundo a revista norte-americana Newsweek. A lista divulgada na quarta-feira (10) faz um ranking dos melhores hospitais do mundo em 12 especialidades diferentes.

Ele ocupa a 12ª colocação em cardiologia e a 28ª em cirurgia cardiovascular, tendo subido seis posições em cada uma das especialidades. Esse é o sexto ano em que o InCor aparece lista no ranking da Newsweek.

"É o resultado do trabalho de mais de 3.500 profissionais especializados. Comprovamos como é possível fazer medicina de qualidade dentro do SUS”, orgulha-se o cardiologista Roberto Kalil Filho, presidente do conselho diretor do InCor.

Além do InCor, o Brasil tem outros quatro hospitais listados no ranking. O Hospital das Clínicas, por exemplo, aparece em outras cinco especialidades: 32º em pediatria, 74º em ortopedia, 90º em neurocirurgia, 117º em gastroenterologia e 299º em cardiologia.

Além dos dois hospitais já citados, a cidade de São Paulo conta ainda com outros três centros médicos no ranking da Newsweek: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e Hospital de Ensino da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O único hospital de fora de São Paulo citado na lista é o Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp).

O ranking da Newsweek também mostra que o Brasil tem 22 entre os melhores hospitais especializados do mundo. Veja aqui a lista completa.

Veja também: Café não causa arritmias, afirma cardiologista