CNN Sinais Vitais

Dor na coluna tem se tornado mais frequente em jovens, diz médico a Kalil

Tema será discutido no "CNN Sinais Vitais - Dr. Kalil Entrevista" de sábado (6), às 19h30, na CNN Brasil

Gabriela Maraccini, da CNN
Dr. Roberto Kalil conversa com o neurocirurgião Francisco Sampaio, do Hospital Sírio Libanês, e com Andrei Joaquim, chefe da cirurgia de coluna da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)  • CNN
Compartilhar matéria

A dor na coluna é um problema extremamente comum: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sintoma afeta quatro a cada cinco pessoas. Embora seja mais comum em idosos, a condição tem que tornado cada vez mais frequente em jovens, de acordo com Francisco Sampaio, neurocirurgião do Hospital Sírio-Libanês.

O especialista é um dos convidados do "CNN Sinais Vitais - Dr. Kalil Entrevista" deste sábado (6), que trata exatamente sobre a dor na coluna. Nele, Dr. Roberto Kalil também recebe Andrei Joaquim, chefe da cirurgia de coluna da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo os especialistas, entre os fatores de risco para dor na coluna estão a má postura, o sedentarismo e até mesmo fatores emocionais. Entre os jovens, o sintoma é mais comum entre aqueles que praticam atividades físicas regulares e passam muito tempo usando smartphones, culminando em "degenerações precoces".

Sampaio também explica que problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, podem potencializar a dor, já que o sintoma possui um componente biopsicossocial.

Outra causa comum é passar longas horas sentado, pois a posição aumenta em até 150% da pressão sobre os discos intervertebrais. Joaquim sugere que, para cada oito horas sentado, é necessária uma hora de atividade física para compensar.

O especialista também alerta que a falta de movimento faz com que a musculatura do corpo, inclusive a da coluna, doa. Joaquim recomenda, ainda, que, se não for possível praticar exercícios, realizar uma caminhada leve de 10 a 15 minutos a cada uma hora e meia sentado.

No programa, os médicos ainda destacam que a dor pode ser um sintoma de problemas mais sérios, como tumores ou metástases na coluna. A boa notícia é que, com informação, prevenção e hábitos saudáveis, é possível minimizar os impactos da dor no dia a dia.

O “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” vai ao ar no sábado, 06 de setembro, às 19h30, na CNN Brasil.