Dormir com o cabelo solto faz mal? Especialista responde
À CNN, dermatologista Lucas Miranda explica qual a melhor alternativa para manter os fios saudáveis

Na hora de dormir, qual é a melhor alternativa para os cabelos: prendê-los ou deixá-los livremente soltos? Diante de tantos rituais de beleza que pipocam nas redes sociais, alguns costumam afirmar que manter as madeixas soltas pode fazer mal.
À CNN, o dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que tudo não passa de mito. "Não há evidências científicas de que dormir com o cabelo solto seja prejudicial a saúde capilar. O mais importante é prevenir a quebra e os danos", comenta.
No entanto, a prática pode afetar negativamente a pele do rosto, uma vez que pode transferir oleosidade e resíduos de produtos, contribuindo para a obstrução de poros e causar acnes.
Mas afinal, o que acontece ao dormir com os fios presos?
Segundo o profissional, dormir com o cabelo preso pode causar tensão, resultando em quebras e tração nos folículos capilares, especialmente se forem usados elásticos apertados. "Enquanto isso, manter os fios soltos ajuda a reduzir essa tensão. Mas um coque ou trança solta podem evitar embaraços e sujeiras", alerta.
Neste cenário, é ideal pensar em penteados que minimizem esse aspecto, assim como uso de lenços de seda e toucas de cetim, que ajudam cabelos crespos e cacheados. "Eles reduzem o atrito com o travesseiro, ajudando a manter a hidratação e a definição dos cachos por mais tempo", garante.
Veja cinco dicas para manter os fios hidratados
- Hidratar os fios profundamente uma vez por semana;
- Aplicar óleos naturais como argan ou coco antes de dormir;
- Usar fronha de seda ou cetim para reduzir o atrito;
- Limitar o uso de secadores e chapinhas;
- Preferir produtos sem sulfatos;