Doses da vacina da Janssen começam a ser distribuídas no RJ no sábado (26)

Imunizante chega ao estado no fim da tarde desta quinta-feira (24) em um voo

Vacina da Janssen está prevista pare chegar ao estado nesta quinta-feira
Vacina da Janssen está prevista pare chegar ao estado nesta quinta-feira Foto: Paul Hennessy/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Isabelle Resende, da CNN, no Rio de Janeiro  

Ouvir notícia

As aproximadamente 132 mil doses da vacina da Janssen destinadas ao Rio de Janeiro começam a ser distribuídas no próximo sábado (25) para os 92 municípios fluminenses. As doses chegam à capital do estado nesta quinta-feira (24). O pouso do avião com as doses do imunizante está previsto para 18h40 no aeroporto Santos Dummont.  

A distribuição das doses para as cidades do interior do estado será feita de helicóptero. Para os municípios da região metropolitana a entrega será por via terrestre. A previsão é de que a vacina da Janssen comece a ser aplicada na população a partir da semana que vem.  

A decisão do secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, de distribuir as doses para todos as cidades do estado contraria a recomendação do Ministério da Saúde para que os imunizantes, neste primeiro momento, fossem aplicados apenas nas capitais. Mas os estados têm autonomia para distribuir as vacinas de acordo com as demandas internas.   

O imunizante da Janssen é de dose única e utiliza a tecnologia de vetor viral, ou seja, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica do organismo. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a prorrogação da validade da vacina, que passa a ser de quatro meses e meio. Dessa forma, esses primeiros lotes vencem no dia 8 de agosto.     

Em pelo menos duas cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Mesquita, a vacinação contra a Covid-19 teve que ser interrompida por falta de imunizantes para aplicação da primeira dose. 

A vacinação deve ser retomada nos próximos dias, a partir da entrega de mais doses da vacina de Oxford/Astrazeneca e da Janssen.  

O Brasil recebeu nesta terça-feira (22) o primeiro lote com 1,5 milhão de doses, do contrato de 38 milhões de vacinas do imunizante. Destes, pouco mais de 132 mil doses serão entregues ao Rio de Janeiro.

Mais Recentes da CNN