‘É crítico abrir mão de avaliação’, diz gerente da Anvisa sobre pedido de Dino

Gerente-geral do órgão, Gustavo Mendes falou à CNN sobre o processo de aprovação das vacinas contra a Covid-19 no Brasil

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Gerente-geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes disse, em entrevista à CNN, que considera essencial a avaliação do órgão em todos os pedidos para uso de imunizantes contra a Covid-19 no Brasil.

Nesta terça-feira (8), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), publicou em uma rede social que entrou com uma ação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) para que os estados brasileiros possam adquirir as vacinas contra o novo coronavírus diretamente de outros países, se autorizadas por agências reguladoras. Dessa forma, a vacina seria utilizada no Brasil sem autorização da Anvisa.

“Acho crítico abrirmos mão da avaliação da agência reguladora brasileira, porque a nossa preocupação é com a população e saber se a vacina vai confirmar aquilo que se alega. Nós somos uma equipe de técnicos, então sabemos quais são os pontos críticos, quais estudos têm que ser feitos e se foram feitos de forma correta para confiar naqueles dados”, defendeu Mendes.

Leia também:

Flávio Dino pede ao STF que Maranhão possa comprar vacina sem aval da Anvisa
Última fase dos testes clínicos da vacina de Oxford tem eficácia média de 70,4%
Reino Unido começa hoje a vacinação contra a Covid-19

O gerente-geral da Anvisa disse que o órgão mantém contato regular com agências internacionais e isso facilitará no processo de autorização de um imunizante no Brasil, mas, ressaltou, não é o suficiente para descartar a análise de dados pela agência brasileira.

“A análise de outra agência reguladora pode, sim, facilitar o processo [no Brasil] por meio dessa troca de informações, mas nunca abrir mão, porque, se isso acontecer, podemos ter pontos críticos necessários da nossa avaliação relacionados à eficácia na nossa população, ao uso nas condições brasileiras, que podem ficar descobertars e trazer riscos à população”, afirmou.

Gustavo Mendes,  gerente-geral da Anvisa
Gustavo Mendes, gerente-geral da Anvisa, reforçou o compromisso do órgão com segurança de imunizantes contra a Covid-19
Foto: CNN Brasil (8.dez.2020)

(Publicado por Daniel Fernandes)
 

Mais Recentes da CNN