Economista avalia crise: Brasil é o que está melhor preparado na América Latina

Economista analisa panorama da pandemia do novo coronavírus no Brasil; país está acima da média no número de casos de letalidade

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

André Medici, economista do Banco Mundial em Washington, conversou com a CNN sobre como está o sistema de saúde brasileiro para responder à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o especialista, o Brasil é o país que está melhor preparado na América Latina para enfrentar essa crise de saúde pública. No entanto, supondo que existam vários graus de informações incompletas, o Brasil tem uma taxa de letalidade maior que muitos países, inclusive dos Estados Unidos — país com mais casos confirmados em todo o mundo.

“O marco que existiu especificamente nessa área foi a criação do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), no final de 2005. O Brasil foi o terceiro país a ingressar, hoje cerca de 190 países estão acessando o Regulamento Sanitário Internacional. De acordo com uma avaliação realizada pela universidade americana Johns Hopkin, o Brasil é o país que está melhor prepado dentro da América Latina”.  

Para Medici, o ministério da Saúde precisa testar ainda mais a população, pois só assim conseguirá mapear a pandemia. “Isso é importante porque ao testar mais pessoas é muito mais fácil sairmos para uma fase de distanciamento social seletivo, sem colocar em risco a população”.

 

 

Mais Recentes da CNN