Escócia é o primeiro país do mundo a fornecer absorventes menstruais gratuitos
Nas redes sociais, a campanha Period Poverty defende que nenhuma mulher deveria arcar com os custos de uma menstruação
A Escócia tornou-se o primeiro país no mundo a fornecer, gratuitamente, absorventes menstruais e produtos utilizados durante a menstruação para todas as mulheres. A medida foi aprovada pelo parlamento nessa terça-feira (24).
A lei foi aprovada pelo parlamento escocês por unanimidade, após ter sido apresentada há mais de um ano. A principal autora da medida, Monica Lennon, discursou durante a sessão.
“Todos concordamos que ninguém deve se preocupar com a origem de seu próximo tampão, absorvente ou material reutilizável. Estamos prestes a aprovar essa legislação, que é líder mundial. A Escócia não será o último país a deixar a “period poverty” (menstruação de baixa renda) do período para a história, mas temos a chance de ser o primeiro”.
Nas redes sociais, a campanha Period Poverty defende que nenhuma mulher deveria arcar com os custos de uma menstruação, que deveriam ser um direito universal, e não um luxo.
Os absorventes menstruais também deverão estar disponíveis em escolas, faculdades e banheiros públicos. A distribuição deverá ser realizada pelas autoridades locais.
Os “produtos menstruais” mencionados na lei são todos os artigos manufaturados cujo objetivo é absorver ou coletar o fluxo menstrual, podendo ser absorventes externos ou internos, além das versões reutilizáveis, como os de pano e os coletores menstruais.
(*Supervisão de Giovanna Bronze)