Fiocruz entrega 4 milhões de doses da vacina AstraZeneca ao Ministério da Saúde

Com a remessa, fundação alcança 69,9 milhões de vacinas da AstraZeneca disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Fiocruz já enviou 69,9 milhões de vacinas da AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI)
Fiocruz já enviou 69,9 milhões de vacinas da AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) Foto: Tânia Rêgo - 27.jan.2021/Agência Brasil

Mylena Guedes*, da CNN, no Rio

Ouvir notícia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou nesta sexta-feira (9), mais quatro milhões de doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Destas, 212 mil doses serão destinadas diretamente ao estado do Rio de Janeiro

Com o novo lote, a Fiocruz alcança o número de 69,9 milhões de vacinas da AstraZeneca disponibilizadas ao PNI. Desse total, 65,9 milhões de doses foram produzidas pela Fundação e quatro milhões foram importadas já prontas do Instituto Serum, da Índia.  

Com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) já disponível as entregas semanais estão garantidas até o dia 23 de junho, afirmou a instituição. Até o momento, contudo, a Fiocruz segue com capacidade de produção superior à de disponibilidade de matéria-prima.  

A vacina se tornou o imunizante mais utilizado no país após ultrapassar a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Em julho, a Fiocruz garantiu a entrega do insumo para produção de mais 70 milhões de doses da vacina da AstraZeneca para o segundo semestre deste ano. 

Dessa forma, são dois acordos firmados com a AstraZeneca, um para 50 milhões e outro para 20 milhões de doses. O contrato pelo envio de mais IFA garante que a produção não seja interrompida nos meses de agosto e setembro. A expectativa é que já em outubro a Fiocruz entregue doses com o IFA 100% nacional.  

*Sob supervisão de Helena Vieira

Mais Recentes da CNN