Governo se reúne com laboratórios e sinaliza compra de 138 milhões de doses

Contratos para aquisição de doses contra a Covid-19 ainda não foram assinados

Da CNN

Ouvir notícia

Após reunião com representantes das farmacêuticas Pfizer e Janssen, na tarde desta quarta-feira (3), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello reforçou a intenção de compra de vacinas das farmacêuticas, mas, destacou que os contratos ainda não foram assinados. A expectativa é de adquirir 138 milhões de doses até o fim deste ano.

A intenção é que o governo federal adquira até 100 milhões de vacinas da Pfizer e 38 milhões de imunizantes da Janssen, braço farmacêutico do grupo Johnson & Johnson. Segundo o governo, a expectativa é de efetivar a compra destas vacinas até o fim de 2021.

Na reunião entre governo federal e os representantes das duas farmacêuticas, foi discutido um cronograma para a compra dos imunizantes contra a Covid-19.

A expectativa é que a Pfizer conceda até 100 milhões de doses, sendo 10 milhões até junho, 30 milhões até setembro e 60 milhões em dezembro.

Já a farmacêutica Janssen disponibilizaria 38 milhões de doses do imunizante para o Brasil.

Apesar de os contratos ainda não terem sido assinados, a conversa avançou bastante no Ministério da Saúde. Auxiliares da pasta dizem o projeto aprovado nesta terça-feira (2) no Congresso nacional, foi determinante para este avanço. O projeto, que passou pelo Senado e Câmara, coloca uma divisão de responsabilidade, sobre qualquer efeito adverso, entre governo federal, estados e municípios. 

Publicado por Anna Gabriela Costa

Mais Recentes da CNN