Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hipotireoidismo é simples de resolver mas demanda tratamento, diz médica

    À CNN Rádio, a endocrinologista Paula Pires explicou as causas e sintomas do mau funcionamento da tireoide

    Ugur Karakoc/Getty Images

    Ricardo Gouveiada CNN

    O dia 25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide, maior glândula do corpo humano, localizada no entorno da parte superior da traqueia e responsável pela produção de hormônios que afetam quase todos os demais órgãos. 

    O mau funcionamento ocorre pela falta de produção de hormônios, o hipotireoidismo, e pelo excesso de produção, o hipertireoidismo. 

    Por afetar tantos outros órgãos, os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa.  

    A causa mais comum do mau funcionamento da glândula é o hipotireoidismoque é quando as células do nosso próprio corpo atacam a tireoide, que para de produzir hormônios”, explicou à CNN Rádio a endocrinologista Paula PiresEm cada pessoa isso pode ser evidenciado de um jeito diferente. Tem gente que sente muito cansaço, depressão, tem queda de cabelo, engorda ou o intestino fica preso, por exemplo. 

    Para o hipotireoidismo, o tratamento é a reposição hormonal, feito com comprimidos com o hormônio da tireoide. No caso do hipertireoidismo é um pouco mais complexo, porque precisamos de remédio que paralisa a produção da tireoide”, ressaltou Paula Pires 

    Quando o medicamento não é capaz de controlar o excesso de hormônios, a alternativa mais comum é a iodoterapia. A tireoide é muito ávida por iodo. Se ela está funcionando demais e você dá iodo, é como se queimasse a tireoide e fizesse com que ela funcione um pouco menos, detalhou a endocrinologista 

    O mau funcionamento da tireoide pode ser detectado por exames de sangue.  

    Paula Pires informou que a cada dez pessoas diagnosticadas com problemas na glândula, oito são mulheres. No entanto, as doenças costumam ser mais severas em homens. Os pacientes mais jovens e os mais velhos também são os que apresentam mais complicações pelo mau funcionamento da tireoide.  

    A endocrinologista esclareceu que o surgimento de tumores na glândula não está relacionado à genética, mas a fatores ambientais.  

    A falta de vitaminas e atividade física podem contribuir para o mau funcionamento da tireoide.