Índia: hospitalizados com doença misteriosa têm níquel e chumbo no sangue

Mais de 500 pessoas foram hospitalizadas e uma morreu por uma doença de causa ainda não identificada no sudeste da Índia

Por Vedika Sud, Esha Mitra e Amy Woodyatt, da CNN

Ouvir notícia

 

Autoridades de saúde da Índia encontraram traços de chumbo e níquel em amostras de sangue coletadas de pacientes hospitalizados em Andhra Pradesh, disseram autoridades que investigam os casos de uma doença misteriosa.

Mais de 500 pessoas foram hospitalizadas por uma enfermidade não identificada no sudeste da Índia, de acordo com Dolla Joshi Roy, oficial de vigilância distrital na cidade de Eluru. Os pacientes relataram uma série de sintomas, incluindo convulsões, perda de consciência e algumas náuseas no fim de semana, disse Roy.

Leia também:
Doença misteriosa na Índia é ligada a 1 morte e centenas de hospitalizações
Vírus letal encontrado na Bolívia pode ser transmitido entre humanos, diz CDC

Equipe do Andhra Hospital, no estado indiano de Andhra Pradesh
Equipe do Andhra Hospital, no estado indiano de Andhra Pradesh
Foto: Andhra Hospitals/ Reprodução

O gabinete do ministro-chefe do estado, YS Jagan Mohan Reddy, disse que os resultados preliminares de uma investigação conduzida por uma equipe do Instituto de Ciências Médicas da Índia (AIIMS) encontraram chumbo e partículas de níquel em amostras de sangue de pacientes.

“Da mesma forma, o Instituto Indiano de Tecnologia Química (IICT) também está realizando testes e os resultados são aguardados”, disse o escritório de Reddy em um comunicado.

A equipe AIIMS em Delhi testou 10 amostras de sangue e encontrou vestígios de chumbo e níquel, de acordo com Katamneni Bhaskar, o Comissário de Saúde e Bem-Estar Familiar do Governo de Andhra Pradesh. Mais vinte amostras estão sendo enviadas de Andhra Pradesh para Delhi, e amostras de leite também estão sendo testadas.

Destaques do CNN Brasil Business
Forbes inclui brasileira entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo
O dólar está quase voltando para a casa dos R$ 4 – vai cair ainda mais?
Conheça 6 shoppings de luxo pelo Brasil e o que oferecem entre lojas e atrações

Amostras de água testadas pela AIIMS em Delhi não encontraram vestígios de chumbo e níquel, disse Bhaskar à CNN.

Das 505 pessoas que foram hospitalizadas, 300 receberam alta e uma pessoa morreu, disse Roy na terça-feira.

“O pessoal da Saúde Pública e outros funcionários do departamento também devem sondar a questão profundamente e descobrir as razões da doença”, disse Reddy.

Isso ocorre em um momento em que a Índia continua lutando contra a pandemia de Covid-19, com o segundo maior número de infecções do mundo. Andhra Pradesh é um dos estados mais afetados do país.

* Rhea Mogul da CNN, Vedika Sud e Deepak Rao contribuíram para esta reportagem

Mais Recentes da CNN