Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Infectologista explica como saber se tomou vacina vencida e o que fazer

    Ministério da saúde afirma que, caso aplicações se confirmem, prejudicados devem ser revacinados

    Produzido por Elis Franco, da CNN, em São Paulo

    Ouvir notícia

    Estimativas apontam que mais de 26 mil pessoas supostamente teriam tomado doses vencidas da AstraZeneca contra a Covid-19. Como pontua o infectologista Marcelo Otsuka à CNN, esse número ainda precisa passar por novas confirmações, diante do atraso no registro das vacinações nos sistemas oficiais.

    “É preciso apurar se aconteceu isso. A gente sabe que houve atrasos no registro no sistema, o que pode significar que de repente a pessoa tomou na data certa, mas consta como data posterior e nem houve esse erro. A gente tem o compromisso e obrigação de checar as informações”, ressalta, antes de tudo.

    Quem estiver entre os mais de 26 mil que teriam tomado doses vencidas da vacina da Astrazeneca contra a Covid-19 deve procurar checar a validade do lote junto ao posto de saúde e, caso tenha passado da data após a imunização, ser revacinado. O infectologista Marcelo Otsuka explica o que fazer, em entrevista à CNN neste sábado (3).

    As possíveis reações não se alteram, afirma. “Os eventos adversos continuam os mesmos, não há aumento por eventual vacina vencida. Assim como os medicamentos, assim que acaba a validade, ela ainda tem alguma eficácia. Recomenda-se que se faça as duas doses da vacina novamente, esperando 28 dias, que é o prazo entre uma dose e outra”. 

    O infectologista Marcelo Otsuka (03.Jul.2021)
    O infectologista Marcelo Otsuka (03.Jul.2021)
    Foto: Reprodução/CNN

    Otsuka diz como checar. “Quando a gente toma vacina, na carteirinha tem o lote e a data que foi dada. Com o lote descrito, eu sei quando é o vencimento, é fácil saber. Indo ao posto de saúde, eles vão ver a data de validade do lote e a data que foi aplicada”. 

    Mais Recentes da CNN