Internações por Covid-19 em São Paulo caem 8,7% em uma semana

Entre os mais de 21 mil internados, 11.011 estão em leitos de enfermaria e 10.199 em unidades de terapia intensiva

Giovanna Bronze e Julyanne Jucá, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

Atualmente, 21.210 pacientes estão internados por Covid-19 em São Paulo. Uma semana atrás, no dia 19 de junho, o total era de 23.248. Ou seja, o estado registrou queda de 8,7% nas internações em uma semana.

Entre os mais de 21 mil internados, segundo o último boletim epidemiológico estadual, 11.011 estão em leitos de enfermaria e 10.199 em unidades de terapia intensiva (UTI).

Nos leitos de UTI estaduais, a taxa de ocupação está em 76,8%, enquanto na região metropolitana de São Paulo é de 71,5%.

Em entrevista à CNN Brasil neste sábado (26), o coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo, João Gabbardo, apontou que os três principais critérios que monitoram a doença no estado presentaram queda.

Ele falou sobre os dados da semana epidemiológica 25, encerrada neste final de semana. “Fazia muito tempo que não acontecia isso: tivemos redução no número de casos, no número de internações e no número de óbitos”, disse.

De acordo com as informações divulgadas pelo coordenador-executivo, a média atual de casos diários por semana no estado está em 16.417 – 7,1% menor do que o registrado na semana anterior.

Também foi demonstrada a queda de 9% na média diária nas internações hospitalares por semana, e de 2,9% na média diária de mortes por Covid-19 durante esta semana.

Segundo Gabbardo, a queda se dá por causa da adesão às medidas de distanciamento e de proteção contra o coronavírus pela população e pelo avanço da imunização contra a doença em diversas faixas etárias dos moradores do estado de São Paulo.

 UTI-Covid do hospital de campanha na zona norte de São Paulo
Profissionais atende paciente na UTI-Covid do hospital de campanha na zona norte de São Paulo
Foto: Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo (31.mai.2021)

Mais Recentes da CNN