Internações por Covid-19 no estado do Rio de Janeiro caem quase 80%

Levantamento foi feito pela CNN com base em dados da plataforma Monitora Covid

Paciente recebe alta hospitalar após internação por Covid-19
Paciente recebe alta hospitalar após internação por Covid-19 Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Lucas Janone, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Ao passo que a vacinação avança no Rio de Janeiro, os hospitais localizados no estado fluminense apresentam uma queda significativa nas internações pela doença. Somente na última semana, entre domingo (27) e sábado (03), o número de hospitalizações caiu 78%, em comparação com a semana epidemiológica anterior, que contempla os casos entre 20 e 26 de junho.

O levantamento foi feito pela CNN com base em dados da plataforma Monitora Covid, aplicativo oficial do governo estadual. De acordo com as informações, 174 pessoas deram entrada nas unidades de saúde do estado do Rio. Já na semana passada, foram 765 pacientes nos hospitais da rede SUS.  

O cardiologista e intensivista, André Gasparoto, afirmou à CNN, que a imunização contra a Covid-19 é o principal motivo para o esvaziamento dos hospitais. Mas ele ressaltou que são as pessoas mais jovens que agora procuram a rede pública de saúde. 

“A vacinação foi o fator mais relevante para a redução no número de pacientes graves, certamente foi o que mais contribuiu para a diminuição nas internações no Rio de Janeiro e no Brasil. Por outro lado, os pacientes hospitalizados em estado grave agora são os mais jovens, quem ainda não foi imunizado”, explicou o médico.

O estado do Rio de Janeiro vacinou, até o momento, 4,7 milhões de pessoas com pelo menos uma dose da vacina. Já 1,7 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas, com as duas doses.

Mais Recentes da CNN