Médico explica por que é importante manter o uso de máscaras mesmo vacinado

No quadro Correspondente Médico, Fernando Gomes explica como a transmissão do coronavírus pode ocorrer de diferentes formas dependendo do uso do acessório

Da CNN*, em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta quinta-feira (19) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre o uso de máscaras como forma de proteção contra a Covid-19.

O governador de São Paulo, João Doria, disse que o item vai seguir obrigatório em todo o estado pelo menos até o final deste ano. Apesar da retomada das atividades econômicas sem restrições de horário e de capacidade nos estabelecimentos, os protocolos que incluem o uso de máscara vão continuar valendo.

Estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) analisou máscaras usadas por pessoas infectadas com a Covid-19 e o resultado mostrou que o coronavírus foi encontrado só na parte de dentro do acessório, indicando o bloqueio da transmissão do vírus.

“Isso nos faz entender, na prática, o papel de usarmos máscaras. Lógico que existe algum grau de proteção para o próprio indivíduo, mas a preocupação maior acaba sendo com o coletivo e para com as outras pessoas”, disse Gomes.

Usando uma tabela elaborada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o médico explicou como diversas combinações do uso da máscara durante uma conversa entre duas pessoas oferecem proteções diferentes. 

“Duas pessoas próximas conversando, com menos de 1 metro de proximidade, existe um risco muito alto de transmissão porque quando falamos, tossimos ou espirramos gotículas são liberadas e ficam em suspensão no ar”, explicou o médico. “Isso faz com que o coronavírus possa passar de uma pessoa pra outra.”

quadro Correspondente Médico
No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes explicou graus de risco diferentes para infecção por coronavírus quando se usa máscara
Foto: CNN Brasil (19.ago.2021)

“Quando uma pessoa não está usando máscara, o risco é alto. Se uma pessoa que sabe que está com Covid-19 usa máscara [quando fala com outra], o risco é médio. Pois, como mostrou o estudo, o coronavírus tende a ficar mais na superfície interna — mas, lógico, se não tiver cuidado nenhum com a máscara, estará fazendo desserviço de controle do coronavírus”, afirmou Fernando Gomes.

“O risco fica baixo quando duas pessoas estão utilizando a máscara porque, em teoria, cada um fica com o seu problema e, com isso, não compartilhamos coronavirus com outras pessoas.”

 (*Com informações de Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo)

Mais Recentes da CNN