Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Moda entre influencers, banho de gelo pode render benefícios à saúde, segundo especialistas

    Famosos compartilham a prática nas redes sociais, e especialistas definem alguns efeitos do hábito para a mente e o corpo humano

    Reprodução: Instagram / TikTok

    Gabriel Nascimentocolaboração para a CNN

    São Paulo

    Quem pratica diz que vale a pena aguentar alguns minutos imersos em água gelada. É o que pessoas do mundo todo, inclusive celebridades, têm compartilhado e repercutido nas redes sociais.

    As publicações sobre banhos gelados somam milhões de visualizações na internet. Em vídeos, praticantes utilizam banheiras, piscinas e até lagos congelados para garantir a experiência do banho ou mergulho.

    A modelo norte-americana Hailey Bieber publicou um momento da prática em seu perfil no TikTok. “O mergulho frio me ajuda muito com a ansiedade e com o meu humor em geral”, diz a modelo na legenda do vídeo em que faz o banho em uma pequena piscina.

    @haileybieber

    back with another cold plunge series. cold plunging has helped me a lot with anxiety and overall mood. 💙

    ♬ girls like me don’t cry (sped up) – thuy

    No Brasil, Cauã Reymond, frequentemente, compartilha o hábito de banhos gelados com seus seguidores no Instagram. Em uma de suas publicações, o ator aparece em uma banheira no momento que descreve como o seu “pós treino”.

    Há quem também se desafie, como o esquiador suíço Andri Ragetti, que decidiu quebrar o seu próprio recorde de tempo com parte do corpo imerso em um lago congelado. Em vídeo publicado em suas redes sociais, ele registrou o banho de, aproximadamente, 30 minutos.

    @andriragettli

    My longest Ice Bath ever… Ps: watch the full video on my Youtube channel! #fyp #TikTok #foryou #IceBath #Winter #Cold

    ♬ Cornfield Chase – Hans Zimmer

    “Os primeiros dois minutos são os piores, mas eu fecho meus olhos e foco na respiração”, narra Andri, exibindo as marcas avermelhadas em seu corpo ao sair da água.

    Benefícios do banho gelado

    Nos comentários das publicações que viralizaram nas redes sociais, alguns internautas questionam os praticantes sobre os benefícios da prática.

    O médico e neurologista Cristiano Duarte Augusto disse à CNN que os banhos gelados podem ser considerados medidas não medicamentosas aos pacientes que sofrem de ansiedade e insônia, quadros muito associados ao estresse.

    Alguns minutos de banho gelado colaboram para a liberação de endorfina no cérebro, amenizando os altos níveis de cortisol do organismo”, alega o especialista.

    Cristiano diz, também, que há benefícios na diminuição do processo inflamatório muscular. Esta informação é complementada por Denis Zorzan, fisioterapeuta, que explica sobre a Crioterapia, termo científico para a prática de banhos gelados, conhecida entre atletas.

    “Basicamente, esta prática ajuda a acelerar o processo de reparação do corpo, estimulando o movimento do sangue e do oxigênio, para que haja a recuperação do tecido muscular”, informa o profissional, orientando a execução do método sempre com aconselhamento médico.

    Ele ainda alerta sobre os riscos dos desafios a temperaturas extremas por longos períodos. No caso da água quando em fase de congelamento, “pode causar danos na pele, como as queimaduras, com chances de se agravar e evoluir para outras doenças dermatológicas”.

    Outros estudos indicam que o ideal é manter a temperatura da água para o banho gelado próxima aos 4ºC, com a permanência do corpo imerso por, aproximadamente, 3 ou 4 minutos. Isto porque a queda da temperatura corporal, quando abaixo dos 35ºC, faz com que o organismo perca calor, comprometendo as funções metabólicas e levando à hipotermia, uma consequência que pode ser letal.