Nova variante P5 do coronavírus já tem 25 casos confirmados no RJ e em SP

A nova linhagem foi identificada em abril e é originária da B.1.1.28, que também gerou a P1, P2, P3 e P4

Foto: Bruno Rocha/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Pedro Duran, Thayana Araujo e Ana Lícia Soares, da CNN no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Pesquisadores do Rio de Janeiro e de São Paulo já contabilizam 25 casos da variante P5 espalhados pelos dois estados. A nova linhagem tem a mesma estrutura da cepa original do coronavírus, mas sofre de variações na ‘coroa’, área que prende o vírus à célula.

Os dados são da Rede Corona-Ômica do Rio de Janeiro, uma parceria que une instituições como a Fiocruz, FGV, UFRJ, Lacen e secretarias de saúde.

A nova linhagem foi identificada em abril e é originária da B.1.1.28, que também gerou a P1, P2, P3 e P4. Ao que tudo indica, as vacinas disponíveis no mercado hoje são capazes de combater todas elas. No entanto, os pesquisadores ainda não sabem se ela é mais letal ou transmissível.

Em nota enviada à CNN, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que a descoberta não provoca “alterações nas medidas sanitárias já adotadas como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e evitar a aglomeração” e reforçou a necessidade da segunda dose da vacina: “assim é possível alcançar a completa eficácia” da imunização.

Mais Recentes da CNN