Novas flexibilizações passam a valer em Pernambuco nesta segunda-feira (9)

Eventos sociais e econômicos podem acontecer até meia-noite

Diego Barros, da CNN no Recife

Ouvir notícia

Uma nova etapa de flexibilização começa em Pernambuco na próxima segunda-feira (9). A partir desta data, o distanciamento entre as pessoas poderá ser reduzido de 1,5 metro para 1 metro. A utilização das máscaras continua sendo obrigatória e a higienização das mãos, com álcool gel, também permanece como regra sanitária. 

A diminuição da distância entre as pessoas ampliará a capacidade de atendimento dos bares e restaurantes, que poderão colocar mais mesas no salão. Os estabelecimentos poderão ocupar 70% do espaço, mas nunca exceder o número de 300 pessoas.

A mesma medida vale para eventos religiosos, academias de ginástica e atividades econômicas. Todos os eventos sociais e econômicos estarão liberados até meia-noite. Para festas de aniversários, no entanto, a regra permanece a atual: até 100 convidados ou 50% da capacidade do local. 

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado está em 45%. E, embora casos da variante Delta tenham sido registrados em Pernambuco, todos foram identificados em pessoas de um navio cargueiro que veio da Europa. Não há transmissão comunitária da variante.

A preocupação das autoridades do estado está sendo a cobertura vacinal. De acordo com o secretário de saúde do estado, André Longo, a população jovem com menos de 30 anos não tem procurado com afinco os pontos de vacinação. Na capital, Recife, jovens de 23 anos, ou mais, já podem receber a primeira dose contra a Covid-19.

Pernambuco restringe público no setor alimentício
Bar em Pernambuco (19-12-2020)
Foto: Reprodução / CNN

Mais Recentes da CNN