Novavax anuncia início da fase 3 de testes de sua vacina contra a Covid-19

O ensaio da vacina candidata avaliará a segurança, eficácia e resposta imunológica em até 30 mil pessoas com 18 anos ou mais

Naomi Thomas, da CNN

Ouvir notícia

 

Os ensaios clínicos de fase 3 da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Novavax já estão programados para começar nos Estados Unidos e no México, anunciou a empresa nesta segunda-feira (28).

O ensaio da vacina candidata, conhecida como NVX-CoV2373, avaliará a segurança, eficácia e resposta imunológica em até 30 mil pessoas com 18 anos ou mais. Os testes se baseiam nos estudos de fase 1 e 2 que demonstraram que a vacina provocou uma resposta imunológica e pareceu ser segura.

O estudo está examinando se a vacina previne os sintomas moderados e graves da Covid-19.

Leia também:
Contra coronavírus, Mourão usa hidroxicloroquina
Jornalista que mostrou crise da Covid-19 em Wuhan é condenada a 4 anos de prisão
São Paulo alivia restrições até o dia 31; veja o que volta a funcionar

Dois terços dos participantes serão designados para receber aleatoriamente duas injeções de vacina administradas com 21 dias de intervalo, enquanto o restante receberá um placebo. Os teste acontecerão em locais que atualmente têm altas taxas de transmissão.

A Novavax afirmou que planeja que pelo menos 25% da população do estudo tenha 65 anos ou mais, pelo menos 15% sejam negros, pelo menos 10 a 20% sejam latino-americanos e 1-2% índios americanos.

A Operação Warp Speed, criada pelo governo dos Estados Unidos para investir no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19, financiou os testes com cerca de US$ 1,6 bilhão.

A Novavax também está conduzindo um estudo clínico de Fase 3 no Reino Unido, um ensaio de Fase 2b na África do Sul e uma continuação de Fase 1/2 nos EUA e na Austrália, cujos dados são esperados já no início do primeiro trimestre de 2021.

Mais Recentes da CNN